facebook instagram
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
logo
07 de Maio de 2024

Eleitoral Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 10:18 - A | A

25 de Janeiro de 2024, 10h:18 - A | A

Eleitoral / DENÚNCIA NO MPE

Sachetti move queixa-crime contra pretenso adversário por fake news

A defesa afirmou que Paulo José fez falsas acusações contra Sachetti, quando alegou que o ex-prefeito teria tentado demolir a residência de uma moradora de Rondonópolis, além de tê-lo chamado de “diabo”

Lucielly Melo



O ex-prefeito e ex-deputado federal, Adilton Sachetti, protocolou no Ministério Público do Estado (MPE) uma queixa-crime contra o diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Paulo José Correia, por calúnia, difamação e fake news. Os dois articulam a intenção de disputar a Prefeitura Municipal nas eleições deste ano.

O documento protocolado pela defesa de Sachetti, patrocinada pelos advogados Rodrigo Cyrineu e Artur Mitsuo Miura, afirmou que Paulo José acusou o ex-prefeito de ter tentado demolir a residência de uma moradora de Rondonópolis em 2008, além de tê-lo chamado de “diabo”.

Conforme a defesa, o presidente da Sanear fez as acusações sem provas, configurando calúnia e difamação num contexto eleitoral, visando macular a imagem e honra de Sachetti perante a população.

Os advogados ainda frisaram que as alegações de Paulo José também caracterizam fake news, que podem impactar no pleito eleitoral.

“Portanto, a difusão de informações sabidamente falsas pelo Sr. PAULO JOSÉ CORREIA se insere no âmbito normativo do art. 323 do Código Eleitoral, haja vista que as alegações possuem o potencial de alterar a percepção do corpo eleitoral em relação ao NOTICIANTE. Esta imputação de fake news, efetuada em um contexto que resta claro a antecipação da disputa eleitoral, configura um comportamento criminalmente reprovável no espectro eleitoral”.

Desta forma, a defesa requereu que o MP receba a notícia-crime e apresente uma denúncia contra Paulo José.