facebook instagram
Cuiabá, 07 de Maio de 2024
logo
07 de Maio de 2024

Administrativo Segunda-feira, 01 de Abril de 2024, 15:24 - A | A

01 de Abril de 2024, 15h:24 - A | A

Administrativo / NEGOU PEDIDO DO ESTADO

TCU não vê irregularidades e mantém licitação do Parque de Chapada

O TCU negou o pedido da MT PAR em sessão realizada no último dia 27, julgando improcedente a representação e determinando o arquivamento do processo

Da Redação



O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve o prosseguimento da licitação para concessão dos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização e manutenção do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

A decisão, que atendeu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), garantiu a continuidade dos procedimentos de contratação de empresa que deverá investir R$ 218 milhões no parque ao longo de 30 anos.

A MT PAR – estatal do governo do Estado de Mato Grosso – pediu no TCU que a licitação fosse suspensa, alegando que retificações realizadas no edital dificultariam a formulação de propostas pelos concorrentes e que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) teria utilizado na concorrência valores desatualizados dos serviços, referentes ao ano de 2022.

O TCU, no entanto, indeferiu o pedido da empresa, em sessão realizada no último dia 27, julgando improcedente a representação e determinando o arquivamento do processo, que foi relatado pelo ministro Vital do Rêgo.

O acórdão ainda será publicado.

O procurador federal Gustavo Maia Pereira explicou que “a concessão já tinha sido avaliada e aprovada anteriormente pelo TCU, de modo que a atuação da AGU procurou demonstrar que não houve nenhuma alteração na modelagem da licitação, exigindo da Corte de Contas, assim, que decidisse com coerência e previsibilidade”. (Com informações da Assessoria da TCU)