facebook instagram
Cuiabá, 12 de Novembro de 2025

Ponto Central Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 13:46 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025, 13h:46 - A | A

NOVO DESEMBARGADOR

Presença de Ricardo Almeida vai pluralizar Corte do TJ, afirmam autoridades

Da Redação

Magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria e advogados da Capital e do interior estiveram presentes na posse de Ricardo Almeida como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta segunda-feira (10).

Ele assumiu a vaga pelo quinto constitucional reservado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Ao empossar o novo integrante da Corte, o presidente do TJ, José Zuquim, destacou a trajetória de Ricardo Almeida, que já atuou como juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Zuquim afirmou que a vivência do novo desembargador amplia o olhar da magistratura, trazendo para o Tribunal um senso de escuta, humanidade e compromisso com o cidadão.

“É justamente esse olhar atento, experiente, humano que agora se soma ao nosso colegiado, enriquecendo-nos. Tenho plena convicção de que, com o brilho próprio, sua presença dará sequência a esse legado”, destacou.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, ressaltou o processo democrático que resultou na escolha do representante da Ordem para ocupar a vaga no TJMT.

“A OAB-MT tem imensa alegria em poder ter realizado mais uma vez um processo democrático e transparente para a escolha do representante da advocacia pelo quinto constitucional”, ressaltou.

Segundo ela, Almeida representa a “confiança da advocacia e a certeza que os valores que norteiam seguirão sendo traduzidos em cada decisão, em cada voto, em cada gesto de atuação. A OAB se sente honrada”.

A chefe da Defensoria Pública de Mato Grosso, Luziane Castro, destacou que a posse de Ricardo Almeida garante pluralidade e equilíbrio no TJMT.

Ela também ressaltou a trajetória do novo desembargador, que atuou com exercício ético e técnico da advocacia, cultivou a Constituição Federal e o respeito às garantias fundamentais.

Ricardo Almeida assumiu a vaga deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou em junho ao completar 75 anos de idade.