Em casos de acidente de trânsito com danos apenas materiais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) disponibiliza uma solução rápida, segura e com todo apoio especializado necessário, a fim de evitar que a situação se transforme em processo judicial.
O Serviço de Atendimento Imediato (SAI) está disponível para condutores que circulam pelas vias de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Somente em 2025, 1.034 atendimentos foram realizados pelo serviço, que auxilia as partes a encontrarem alternativas para resolver o conflito sem precisar sair do local do acidente.
O serviço é totalmente gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para acioná-lo, o cidadão deve se atentar aos critérios de atendimento.
Quando acionar?
- O cidadão pode recorrer ao SAI quando houver acidente de trânsito que não envolva vítima.
- O SAI não atende quando há vítima, ilícito penal (exemplo: dirigir embriagado, excesso de velocidade, omissão de socorro) e veículos de órgãos públicos.
- Para receber o atendimento, as duas partes envolvidas devem estar de acordo em acionar o SAI.
- Quando houver vítima deve ser acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou a Polícia Militar.
Como funciona?
O SAI é composto por uma Central de Atendimento ao Jurisdicionado. A equipe que realiza o atendimento conta com o apoio de um conciliador, profissional habilitado para conduzir o caso a partir de técnicas de conciliação
Nos casos em que há conciliação, um termo de acordo é elaborado e assinado entre as partes. O documento então é enviado para homologação judicial.
Já nas situações em que não há conciliação, cópias dos termos são entregues às partes, que são orientadas a procurar o Juizado Especial Cível, caso tenham interesse em propor reclamação.
Contatos
Os envolvidos em acidentes de trânsito nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande podem buscar o serviço via telefone (65) 99982-8282 e 99982-8383.
Em Rondonópolis, a solicitação de atendimento pode ser feita pelos telefones (66) 99695-8050.
Atendimento virtual
Com o objetivo de ampliar o acesso ao serviço, está em funcionamento em Cuiabá e Várzea Grande o projeto-piloto do SAI Virtual. A nova modalidade oferece a possibilidade de atendimento totalmente on-line.
Para utilizar essa opção, o cidadão deve acessar aqui. (Com informações da Assessoria do TJMT)







