facebook instagram
Cuiabá, 19 de Julho de 2025

Outros Órgãos Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 12:05 - A | A

Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 12h:05 - A | A

EMERGÊNCIA DE SAÚDE

Defensoria Pública garante consulta e cirurgia para idosa de 78 anos

A Defensoria ingressou com uma ação de obrigação de fazer, com pedido de antecipação de tutela específica, contra o Município de Dom Aquino e o Estado

Da Redação

Após ação da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), Luzia Santana de Souza, 78 anos, conseguiu realizar uma cirurgia de remoção do útero (histerectomia), no Hospital e Maternidade São João Batista, em Poxoréu (231 km de Cuiabá).

Luzia foi diagnosticada com prolapso genital feminino, uma condição em que os órgãos pélvicos, como o útero, bexiga ou reto, descem ou se deslocam para dentro ou para fora do órgão genital, devido ao enfraquecimento dos músculos e ligamentos da região.

Assim que tomou conhecimento do caso, por meio da família da idosa, o defensor público Marcelo Fernandes de Nardi ingressou com uma ação de obrigação de fazer, com pedido de antecipação de tutela específica, contra o Município de Dom Aquino e o Estado de Mato Grosso.

O defensor solicitou, com urgência, o agendamento de uma consulta com um ginecologista, para a qual a idosa já tinha um pedido de encaminhamento desde junho do ano passado.

No mesmo dia, durante o plantão, o juiz Pedro Flory Diniz Nogueira acatou o pedido e determinou que o Município e o Estado fornecessem à idosa uma consulta médica ginecológica, conforme avaliação médica, em hospital público ou privado, às custas do poder público.

Além disso, o caso foi encaminhado ao Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus), que emitiu um parecer apontando que a paciente “apresenta quadro de prolapso genital grau IV, conforme registro médico e considerando a indicação médica para avaliação da ginecologia, sugere-se pelo agendamento, com maior brevidade, para consulta em ginecologia-cirurgia”.

Após exames físicos e clínicos, ela foi encaminhada para realizar o procedimento cirúrgico (histerectomia) no Hospital e Maternidade São João Batista, em Poxoréu, no último dia 10.

De acordo com a família, ela passou pela cirurgia e já recebeu alta. (Com informações da Assessoria do DPEMT)