facebook instagram
Cuiabá, 20 de Fevereiro de 2026

Justiça Eleitoral Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 15:04 - A | A

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026, 15h:04 - A | A

NOVO TITULAR

Juiz Fábio Petengill assume a 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde

Magistrado passa a comandar a unidade a partir desta sexta-feira (20), em substituição a Evandro Rodrigues

Da Redação

O juiz Fábio Petengill assumiu a titularidade da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), nesta sexta-feira (20).

O magistrado passa a ocupar a vaga deixada por Evandro Juarez Rodrigues, que encerrou o biênio na quinta-feira (19).

A designação do novo juiz da 21ª Zona Eleitoral foi determinada pela Resolução nº 2953, assinada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves.

Anteriormente, Fábio Petengill já atuou como juiz titular da 35ª Zona Eleitoral, com sede em Juína, entre 2020 e 2022, onde também exerceu os cargos de juiz auxiliar e substituto.

Além disso, também atuou como juiz eleitoral auxiliar, precário e substituto em diversas outras Zonas Eleitorais.

Para o magistrado, o principal desafio das Eleições Gerais de 2026 será o enfrentamento à desinformação, especialmente diante do avanço tecnológico.

“Nós nunca tivemos uma eleição com o nível de inteligência artificial que temos hoje. Você cria vídeos e imagens que o cidadão comum não consegue identificar como falsos”, ressaltando que a Justiça Eleitoral de primeiro grau terá atuação intensa na fiscalização da propaganda eleitoral, enquanto questões como registros de candidatura tramitam no TRE ou até diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo ele, a polarização política amplia ainda mais o desafio, porém, a Justiça Eleitoral possui a missão de resguardar a democracia.

“Temos um país polarizado. Isso acirra o discurso e aumenta a disputa pela narrativa. O grande desafio de 2026 será proteger a verdade no processo eleitoral. O exercício do voto é a expressão maior da democracia, e vamos nos dedicar para que todos tenham igualdade no acesso a este direito”, concluiu o juiz Fábio Petengill.

Já o juiz Evandro Rodrigues, destacou os avanços alcançados junto ao TRE-MT.

“Foram dois anos que trabalhamos muito nesta 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde. Alcançamos vários prêmios junto ao TRE e conquistamos o Selo Diamante, em 2024, e o Selo Ouro, em 2025, que são as categorias mais elevadas para a Justiça Eleitoral, no prêmio CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de qualidade. Além disso, trabalhamos com o cadastro da biometria, chegando a 98%, quase 99%, em Lucas do Rio Verde, que é o maior reduto eleitoral da nossa zona”, avaliou.

A 21ª Zona Eleitoral possui, atualmente, 67.730 pessoas aptas ao voto, pertencentes, além do município de Lucas do Rio Verde, a Tapurah e Itanhangá. São 24 locais de votação e 197 seções eleitorais. (Com informações da Assessoria do TRE)