Lucielly Melo
O Ministério Público Federal (MPF-MT) instaurou um inquérito civil para investigar supostos desvios de dinheiro público na “Caravana da Transformação”.
O inquérito foi aberto pela procuradora da República, Ariella Barbosa Lima e consta no Diário do MPF que circula nesta sexta-feira (7).
Lançada na gestão de Pedro Taques, a Caravana da Transformação já é alvo de investigação da Operação Catarata, que trouxe à tona esquema de fraudes na execução do contrato entabulado pelo Estado de Mato Grosso com a empresa 20/20 Serviços Médicos, responsável por realizar procedimentos oftalmológicos à população mato-grossense.
Os mesmos fatos também serão investigados pelo MPF, que utilizou informações de um relatório elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o qual identificou possíveis desvios de recursos federais.
“Resolve converter a supramencionada notícia de fato em inquérito civil, tendo por objeto apurar possível desvio de recursos federais no pagamento de serviços de diagnóstico e cirurgia em pacientes com catarata, no âmbito da “Caravana da Transformação”, conforme constatado no Relatório de Auditoria 0056/2018 da CGE/MT, diz trecho da portaria.
Na Justiça Estadual, tanto a empresa 20/20 como os responsáveis por fiscalizar a execução do contrato são alvos de ações judiciais movidas pelo Ministério Público Estadual, por conta das fraudes, que chegam a mais de R$ 13,2 milhões.
VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA PORTARIA DO MPF: