Da Redação
A Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) unificou o Escritório de Projetos com o Escritório de Processos, dando origem ao novo Escritório de Gestão Estratégica.
A medida deve reduzir o tempo de tramitação de uma ação e, consequentemente, baixar o estoque dos processos nas comarcas do Estado.
A unificação das duas unidades atende a diretriz de priorizar o primeiro grau, onde o cidadão aporta com suas demandas, esperando a solução de seus problemas em um tempo razoável.
O coordenador da Coplan, Afonso Maciel, explicou que o Escritório de Projetos nasceu em 2012, por exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de profissionalizar o serviço público, ao promover o fortalecimento da governança e realizar o alinhamento da estratégia organizacional.
Já o Escritório de Processos foi criado em 2017 e atua nos três níveis da organização (estratégico, tático e operacional), planejando ações e apoiando a execução dentro das diversas unidades.
“Antes cada escritório trabalhava de forma independente, agora a instituição já tem a maturidade organizacional e pode dar um passo a mais, otimizar o máximo possível a metodologia de gestão de processos, utilizando as melhores práticas de metodologia ágil, com foco na transformação do negócio nos próximos seis anos”, disse. (Com informações da Assessoria do TJMT)