facebook instagram
Cuiabá, 19 de Julho de 2024
logo
19 de Julho de 2024

Administrativo Quarta-feira, 22 de Abril de 2020, 09:29 - A | A

22 de Abril de 2020, 09h:29 - A | A

Administrativo / CITAÇÃO E INTIMAÇÃO

Empresas devem manter cadastro nos sistemas de processo eletrônico

Foi estabelecido o prazo de 30 dias para que as empresas realizem o cadastro, sob pena de aplicação das sanções legais

Da Redação



As empresas públicas e privadas, com exceção das microempresas e de pequeno porte, são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processo em autos eletrônicos, para efeito de recebimento de citações e intimações, que serão feitas preferencialmente por esse meio, conforme Art. 246, §1º do Código de Processo Civil.

A regra aplica-se à União, Estados e Municípios, e às entidades de administração direta.

A determinação consta da Portaria Conjunta nº 291-2020, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e pelo corregedor-geral da Justiça, respectivamente, desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha e Luiz Ferreira da Silva.

De acordo com a portaria, foi estabelecido o prazo de 30 dias para que as empresas realizem o cadastro, sob pena de aplicação das sanções legais. Já as pessoas jurídicas de direito público têm prazo menor, de 10 dias. Quem iniciou o cadastro, mas não completou as informações, deve realizar o cadastro regular, dentro do prazo estabelecido.

Aos magistrados, foi recomendado que avaliem a possibilidade de aplicação de multa às pessoas jurídicas obrigadas a se cadastrarem, tendo em vista a violação do princípio da cooperação.

As empresas com processos em trâmite que estiverem irregulares por falta de cadastro, à exceção das micro e pequenas empresas, deverão ser intimadas para regularização e comprovação da situação, em cinco dias, independentemente de a citação já ter sido realizada nos autos.

O registro deve ser realizado mediante o serviço “cadastro de pessoa jurídica”, disponibilizado no aplicativo Clickjud. Clique aqui e acesse o aplicativo.

Clique abaixo e acesse a portaria na íntegra. (Com informações da Assessoria do TJMT)

Anexos