facebook instagram
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
logo
25 de Abril de 2024

Penal Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018, 08:19 - A | A

05 de Outubro de 2018, 08h:19 - A | A

Penal / SODOMA 4

Juiz retoma ação e agenda audiências de julgamento para novembro e dezembro

O processo estava com trâmite travado por conta de uma exceção de suspeição movida pelo ex-secretário e advogado Francisco Faiad contra a ex-titular da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Selma Arruda

Lucielly Melo



Após mais de um ano parada, a ação penal oriunda da quarta fase da Operação Sodoma foi retomada pelo juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que marcou para novembro e dezembro deste ano as audiências de julgamento em que ouvirá réus e testemunhas do caso.

O processo estava com o trâmite travado desde julho do ano passado, quando o desembargador Pedro Sakamoto, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), suspendeu o andamento processual em vista do pedido de exceção de suspeição movido pelo ex-secretário e advogado Francisco Faiad, um dos réus da ação, contra a juíza Selma Arruda – hoje aposentada.

Após aposentadoria da magistrada, a exceção, que não chegou a ser julgada, ficou prejudicada. Sendo assim, Jorge Luiz Tadeu decidiu iniciar a instrução processual e agendar as audiências.

No dia 8 de novembro, o juiz vai ouvir as testemunhas arroladas pelo Ministério Público. São elas: Wilson Luiz Pereira Soares, José Roberto Pacheco, Afonso Gleidson Teixeira, Pedro Nadaf, Fabio Rodrigues de Carvalho Alves Costa, Valter Facheti Torres e Paulo Cesar Lemes.

Já no dia 22 do mesmo mês foram convocadas as testemunhas de Faiad: Francisco de Assis Amâncio Figueiredo Dorileo, Flaviano Kleber Taques Figueiredo, Mauro Cesar Perreira, Ludio Frank Mendes Cabral, Silvia Mara Gonçalves e Arlan Lino Edeus.

As pessoas que irão testemunhas a favor de Valdísio Viriato, vão depor no dia 4 de dezembro. São elas: José Alexandre Schutze, Edgar Teodoro Borges e Carlos Eduardo Souza Viriato.

No dia 11, o juiz vai interrogar os réus: ex-servidor Diego Pereira Marconi, os empresários Juliano Cezar Volpato e Edézio Correa e o ex-secreário Cezar Roberto Zílio.

Já no dia 12, será a vez do ex-secretários Pedro Elias de Mello, Valdísio Juliano Viriato e José De Jesus Nunes Cordeiro e o superintendente de Manutenção de Obras Públicas da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Alaor Alvelos Zeferino de Paula,.

A última audiência acontecerá no dia 13 de dezembro, quando o ex-governador Silval Barbosa, o ex-chefe de gabinete Sílvio Cézar Corrêa Araújo e Francisco Faiad serão interrogados por Jorge Luiz Tadeu.

Sodoma 4

A quarta fase da Sodoma, deflagrada em fevereiro do ano passado, desvendou um suposto esquema de fraudes à licitação, corrupção, peculato e organização criminosa em contratos celebrados entre as empresa Marmeleiro Auto Posto LTDA e Saga Comércio Serviço Tecnológico e Informática LTDA, nos anos de 2011 a 2014, com o Governo do Estado de Mato Grosso.